OLHO SECO obstrução do canal lacrimal, cirurgia das vias lacrimais, vias lacrimais obstruídas.

OLHO SECO, obstrução do canal lacrimal, cirurgia das vias lacrimais, vias lacrimais obstruídas.

OLHO SECO

O olho seco ou Ceratoconjuntivite Sicca caracteriza-se por ser uma alteração multifatorial e sintomática da superfície ocular e é, frequentemente, referido pelo paciente por queixas subjetivas como ardor, queimação e sensação de corpo estranho. Este quadro de irritação ocular pode levar ao aumento do filme lacrimal e, incoerentemente, o paciente pode apresentar lacrimejamento.

RELACIONADO A:
ardor no olho, queimação no olho, corpo estranho no olho, olho irritado, secura nos olhos, síndrome do olho seco, olhos lacrimejantes.

SINTOMAS

Os sintomas variam de intensidade de acordo com o quadro clínico, podendo ser intensos. Os casos moderados de olho seco apresentam sensação de corpo estranho, prurido, queimação, e hiperemia conjuntival moderada. Os sintomas pioram à tarde ou à noite e são suaves ou ausentes logo ao despertar. Havendo uma ceratite severa, ocorre turvação da visão, dor e fotofobia. A dor é agravada pelo piscar e pelos movimentos palpebrais. Frequentemente o paciente é incapaz de produzir lágrima quando está sob estresse psíquico ou irritativo.

TRATAMENTO

Como toda doença crônica, o tratamento envolve desafios e frustrações, sendo algumas vezes necessário o suporte psicológico pela impossibilidade de cura. A meta do tratamento para o olho seco é aliviar os sintomas, repor e preservar o filme lacrimal pré-corneano.

Entre em contato